Nissan testa veículo de resgate para o LEAF
Reportagem original:
Quem nunca foi pego por uma pane seca e teve de andar à procura de um posto de combustível? Mas o que fazer quando o carro é movido à eletricidade? A Nissan, fabricante do hatchback elétrico LEAF, por exemplo, está testando um veículo de resgate equipado com um dispositivo capaz de recarregar as baterias do carro. O LEAF tem autonomia para rodar pouco mais de 100 quilômetros, sem necessidade de uma nova carga de eletricidade nas baterias. Este processo leva cerca de oito horas, caso o veículo esteja ligado a uma tomada de 220 Volts, mas, em cerca de 30 minutos, 80% da capacidade total das baterias já está disponível.
Além de ampliar a rede de recarga do LEAF, que ainda engatinha no Japão e nos Estados Unidos, a iniciativa da Nissan tem como objetivo combater a ansiedade de alcance, uma espécie de transtorno de comportamento que surge do medo do motorista de o carro parar de funcionar subitamente antes que ele seja recarregado. A fobia faz com que os motoristas parem o carro mesmo que ele ainda tenha energia suficiente para rodar ou sem qualquer problema ou motivo aparente. De acordo com a Nissan, a frota de veículos de resgate está sendo adotada para que o cliente aumente sua confiança nos automóveis elétricos.
Em um comunicado divulgado pela Nissan, o presidente da empresa, Hitoshi Kawaguchi, afirmou que é importante que seja criada uma rede de assistência capaz de ajudar os motoristas em caso de falta de energia e, com isso, elevar a aceitação dos carros elétricos entre os consumidores. Ainda segundo a Nissan, não há previsão para a implantação deste sistema nos Estados Unidos. Atualmente, o LEAF está à venda em vários países. Além de EUA e Japão, ele já roda em Portugal, Irlanda e Reino Unido.
Resenha Crítica:
Um dos fatores que vem dificultando a inserção de automoveis movidos unicamente a eletricidade no mercado, tem sido basicamente a autonomia dos acumuladores de energia (baterias), a qual irá definir quanto um carro com esse tipo de motor é capaz de rodar, até que necessite de uma nova carga. Outro fator é exatamente o tempo despendido para recarregar completamente as baterias, que é atualmente medido em horas. Vale lembrar que os carros movidos a combustão interna é reabastecido ocorre em poucos minutos.
Conforme a reportagem, a Nissan está desenvolvendo uma maneira para que o motorista nao fique na mão caso a bateria do seu automovél acabe, sem que haja por perto alguma fora de abastecer. Para tentar resolver estre problema o fabricante criou uma central móvel que poderá prestar "socorro", recarregando a bateria do automóvel em apenas 30 minutos.
O objetivo desta medida é dar uma tranquilidade a mais para o comprador, pela garantia de ser socorrido em caso de pane por falta de energia nos acumuladores.